• Principais formas de ocorrência e prevenção dos processos erosivos acelerados. Técnicas de controle de processos erosivos em estradas não pavimentadas e voçorocas. Uso de programas de acesso livre para modelagem em processos erosivos.
    Autoinscrição: EROSÃO E CONSERVAÇÃO DO SOLO II
  • O objetivo dessa disciplina é familiarizar e discutir assuntos como a erosão do solo, abordando os tipos de solos com seus fatores de formação evolução e classes, a erosão em áreas agrícolas, abordando os tipos de agentes causadores de erosão e sua importância econômica e ambiental, os processos de ocorrência da erosão hídrica e os fatores intervenientes, técnicas de controle da erosão hídrica do solo e dimensionamento de práticas mecânicas, a medição e predição das perdas de solo e de água (uso de modelos de estimativa), os processos erosivos em estradas de terra, suas características, particularidades e problemas comuns, as formas de controle da erosão em estradas.
    Autoinscrição: Erosão e Conservação do Solo "Pós- Graduação"
  • Capacitar o aluno a conhecer a interação genótipo versus ambiente protegido de forma a manejar e desenvolver sistemas de controle ambiental em cultivo protegido visando o aumento da eficiência da irrigação, da aplicação de fertilizantes e de defensivos agrícolas para a produção de melhor qualidade e com menor impacto ambiental.

    Autoinscrição: Manejo Ambiental em Cultivo Protegido

  • Climatologia básica, adversidades climáticas às plantas cultivadas, climatologia aplicada ao planejamento agrícola. São estudados os elementos e fatores do clima, bem como as adversidades climáticas e seu ajuste às práticas agrícolas, visando o planejamento de uso do ambiente físico para as culturas, épocas adequadas de plantio, dias úteis de trabalho no campo e prescrição da irrigação
    Autoinscrição: Climatologia Aplicada ao Planejamento Agrícola